4 Razões para contratar um Gestor de Obra
O que é um Gestor de Obra? E o que faz?
Faz a gestão da sua obra. Gerir é um conjunto de atitudes e decisões que tomamos mediante uma situação que está perante nós e, essa acção irá influenciar todos os momentos que se seguirem.
E mais, são essas atitudes e decisões que nos levam (ou não) ao nosso objectivo.
Agora a questão “para cem mil euros” é a seguinte, “Como gerir bem?”. E para tal, a melhor resposta é “para gerir bem, devemos pegar nos recursos que temos disponíveis e, usá-los da melhor forma possível”.
Por exemplo, quando um casal decide comprar uma casa, faz uma gestão das suas finanças para ver se é possível fazer esse investimento. Podem começar por ver onde podem encurtar os seus budgets diários, como idas a restaurantes, ou mesmo as escolhas das suas férias.
Esta gestão vai permitir ao casal analisar a possibilidade de comprar uma casa para que possam alcançar o seu desejo.
Agora vamos adaptar o que falámos em cima à sua obra. Vamos supor que contrata cinco pessoas para procederem com a remodelação da sua casa sem o acompanhamento de um gestor de obra. Sem este gestor, posso garantir-lhe que esses cinco trabalhadores irão estender a obra e terminá-la um mês (ou dois!) depois do estabelecido.
Não digo que seja obrigatório ter um gestor na sua obra. Mas uma obra com objectivos e prazos concretizados, têm com elas o acompanhamento de um gestor de obra.
Se pretende uma obra e um trabalho eficaz, através de um método organizado, o caminho passa pela contratação de um gestor de obra. E neste artigo, quero dar-lhe mais 4 razões para contratar um gestor para a sua obra.
1. Define todo o Planeamento Estratégico
De acordo com os objectivos do cliente, o gestor cria o plano estratégico e operacional adequado e eficaz, garantindo a realização desses mesmos objectivos.
Neste planeamento estratégico, o gestor define toda a estrutura, as regras e os procedimentos de acordo com o plano, para que possa posteriormente implementar e coordenar toda a acção, sempre com o respectivo controlo e liderança.
O planeamento garante o cumprimento de prazos e entregas, assegura que os gastos não sejam extrapolados e garante que o padrão de qualidade estipulado seja alcançado. Mas não adianta planear sem controlar. Todo o planeamento deve ser constantemente analisado, pois é a única forma de assegurar o devido cumprimento de cada uma das fases da obra.
2. Proporciona uma Organização Contínua
Já deve ter percebido que, quanto mais organizada uma obra, mais fácil é haver um controlo de materiais e maior é a produtividade dos trabalhadores. As vantagens de se ter uma obra organizada são inúmeras.
Diminui o desperdício de material;
Permite a fácil e segura circulação dos trabalhadores;
Possibilita uma maior produtividade e minimiza custos;
Diminui custos no projecto.
3. Dirige a obra do início ao fim
4. Controla todo o trabalho
Continuando no exemplo que mencionei em cima sobre o casal que quer comprar a sua casa, no caso de não haver um gestor a mediar toda a obra e, caso os objectivos do casal não estivessem a ser seguidos, o mesmo iria ter de reformular todo o seu plano, muitas das vezes sem conhecimento para tal tarefa.
No caso de haver um gestor de obra, seria este o responsável por todo o controlo da obra, assim como toda a reestruturação, no caso do cliente pretender efectuar alguma alteração, o que proporciona uma gestão adequada.
Apesar de que numa obra, ter o controlo de todas as variáveis, e que podem muitas das vezes trocar-nos as voltas aos nossos planos, ser uma tarefa impossível de garantir, para minimizar praticamente a 100% este efeito e garantir o sucesso da sua obra, é indispensável uma entidade permanente na gestão da sua obra.
Não só é controlado todo o rigor do plano estratégico, como usa os recursos de forma inteligente, aumentando assim toda a eficácia da obra.
Conclusão
Quando falamos de gestão de obra, estamos naturalmente a falar de muitas estratégias, operações e factores que têm influência direta nos resultados da sua obra. Não basta apenas querer fazer uma obra, é necessário trabalhar todos os factores que têm essa influência directa e indirecta nos resultados da sua obra, portanto, pedir ajuda sobre este assunto é fundamental.
O mundo da Construção Civil é bastante mais complexo do que possa parecer à primeira vista. Embora a decisão seja particularmente fácil, a realidade é que gerir uma obra é um processo bastante complexo e que requer um estudo constante, tanto do ponto de vista do planeamento, organização direcção e controlo.
Espero que com este artigo, tenha a oportunidade de decidir da melhor forma sobre a sua obra e alcançar os objectivos pretendidos num futuro muito próximo!
Um Abraço. Bruno Farinha